terça-feira, 15 de setembro de 2015

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 31 - Por Luiz Domingues

Claro que essa aparição que tivemos no programa: "Totalmente Livre" da Rede NGT, não transformou a nossa vida, mas por incrível que pareça, muita gente viu. Digo isso com certa estupefação, por que a emissora operava (opera) em UHF, e com toda essa tecnologia que temos hoje em dia, realmente parece algo pré-histórico. 

Mas o fato, é que ao contrário da MTV, a Rede NGT passou a exibir com frequência muito grande o nosso clip da canção, "O Dito Popular", e cada vez mais ouvíamos pessoas a comentar sobre nos ter visto, e já sob uma Era de divulgação pela internet, essa medição fazia-se clara, através do nosso site e pelo "Orkut", a rede social que fora a bola da vez na ocasião. 

Também nessa época, recebemos o convite para participar de um "Podcasting". Ainda era uma relativa novidade esse tipo de mídia de internet que simula uma emissora de rádio na prática, e abriu campo para que milhares de programas surgissem, alguns muito bons, inclusive. Claro, a pulverização total que a internet ganhou logo a seguir, tratou de minimizar o efeito desejado, mas ainda hoje acho válido ter esse tipo de apoio.

No caso desse podcasting ("Podcasting Brasil"), era gerido por um grupo de garotos com aspiração a fazer jornalismo cultural, talvez a imitar programas de TV a cabo como o "Manhattan Connection" e similares. Fomos à cidade de Barueri-SP, para participar no estúdio com essa garotada e foi uma conversa bem mal conduzida, pois não esses rapazes não tinham o preparo adequado para entrevistar alguém bem mais experiente do que eles. Talvez estivessem acostumados a entrevistar bandas de garotos da idade deles, no colégio ou faculdade que estudavam, mas definitivamente, faltou estofo para os rapazes. 
 
O auge de sua inadequação deu-se quando o mais impetuoso entre eles, com certa empáfia até, perguntou-nos se nós entráramos na no mundo da música para conquistar garotas... bem, acho que dispensa maiores comentários...

 
Havíamos mandado também cópias do clip para o Canal Multishow, de TV a cabo, mas não houvera nenhum sinal de recebimento. Mandamos também para um famoso apresentador que fora anteriormente da MTV, e agora estava a trabalhar para o Multishow. Chegamos a enviar três materiais, um inclusive que chegou em mãos, através de um contato nosso que era amigo pessoal dele, diretamente enviado ao seu apartamento em São Paulo, mas esse apresentador nunca dignou-se a dizer absolutamente nada, nem uma sílaba.
Naturalmente deve ter achado uma porcaria, haja vista a profusão de artistas indie que promoveu nesses anos todos posteriores nas atrações que protagonizou. Pela lógica da ilógica inversão de valores, se ele gostava daquela gente que não sabia tocar instrumentos musicais, naturalmente abominava-nos...

Então, ao final de 2005, tivemos enfim uma boa surpresa!
Sem que ninguém avisasse-nos, o canal Multishow exibiu por seis vezes o nosso clip! 

Estávamos em uma tarde de ensaio a vasculhar a internet a esmo, quando eu sugeri ao Xando que ele buscasse o site do Canal Multishow para olharmos. 

Foi aleatório e desprovido de qualquer esperança prévia, mas por absoluta surpresa, eis que levamos um susto: estava na capa da grade de atrações, o nosso nome e uma foto do Rodrigo a cantar, na verdade, a se caracterizar como um frame do clip. Iríamos perder a chance de ver e jamais ficaríamos a saber, pois não fomos avisados por email ou telefone, mas por essa coincidência incrível, ficamos a saber que o nosso clip passaria no programa: "Mandou Bem", no dia 13 de dezembro de 2005, sob apresentação da atriz, Daniela Suzuki. Assistimos e gravamos, é claro. E depois houve mais cinco repetições no mesmo programa. Será que outras portas abrir-se-iam doravante após termos estado em um canal badalado da TV a cabo?
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário