quarta-feira, 27 de maio de 2015

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 269 - Por Luiz Domingues


Quando percebemos que a conversa sobre a produção de um vídeoclip realmente frutificara, ao ponto de que essa produção seria mesmo concretizada, tratamos por escolher uma música nova para com isso, alavancar o rumo de nossas mudanças estruturais, em termos estéticos. Enquanto as outras bandas não tiveram esse tipo de preocupação, porque não pensavam em mudar a sua estrutura estética, nós precisávamos usar essa oportunidade para obtermos tal peça audiovisual com tal perspectiva. Por isso, vivíamos um impasse, pois não poderíamos mergulhar de cabeça em tal produção, antes de possuirmos o áudio da demo-tape, e isso só foi possível ao fim de abril. Uma outra desvantagem foi de ordem técnica. Com um áudio inferior, obtido de uma gravação de demo, portanto gravado às pressas e através de um estúdio de segunda (ou quiçá, terceira...), linha, é claro que não seria o ideal. 

No entanto, estávamos novamente à mercê de uma situação embaraçosa, pois mesmo que decidíssemos usar uma faixa do disco oficial em voga, o EP de 1985, a voz em questão, era de um outro vocalista que não era mais componente da nossa banda. 

"Um Minuto Além " era (é) uma canção com potencial comercial para um clip, mas estava inutilizada doravante para tal propósito, justamente por ter uma outra voz em sua linha de frente. E mesmo que não fosse somente por isso, o fato é que a música detinha um tamanho inadequado para o veículo, outra falha estrutural não pensada por nós quando de sua composição e arranjo final. 

Enfim, exercemos a prática empírica em torno da máxima: "viver e aprender" que concluímos na mais pura determinação, infelizmente sem um produtor de visão calculista a nos orientar e dessa forma, a nossa carreira seguiu por uma trilha marcada por percalços, e muitos deles, autogerados, eu diria. 

De volta a abordar a questão do clip, propriamente dito, a nossa dificuldade em contar com o áudio ideal foi entendida prontamente pelos produtores, mesmo por que, eles estavam a propor fazer quatro clips simultaneamente, portanto, a solução da parte deles foi até óbvia em nos deixar por último na fila de produção, pois eles mesmos não possuíam infraestrutura para realizar quatro peças audiovisuais ao mesmo tempo, e dessa forma, poderiam tranquilamente esperar-nos. 

No "brainstorm", fechamos com a ideia de filmar o clip a usar a música: "Saudade". Foi de longe a aposta mais Pop dentro das opções que geramos através da nova demo-tape que graváramos recentemente e mostraria à um público televisivo e inteiramente novo, um som simples e direto, em que nada lembraria, em tese, o som da "velha", A Chave do Sol, diante das suas firulas setentistas em torno da influência do estilo Jazz-Rock que marcara-nos em nosso primeiros anos de atividades. Daí em diante, eu tenho histórias engraçadas a relatar sobre os bastidores dessas filmagens...
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário