sexta-feira, 22 de maio de 2015

Autobiografia na Música - Trabalhos Avulsos (Big Chico, Uma Noite de Blues de Chicago, no Jaguaré...) - Capítulo 83 - Por Luiz Domingues

A nossa banda, Kim Kehl & Os Kurandeiros, havia feito o seu show no Festival: "Hoje tem Blues", mas haveria uma missão a mais nessa noite a ser cumprida, no palco do Ceu Jaguaré, bairro homônimo da zona oeste de São Paulo. Estávamos convocados a acompanhar o cantor/gaitista e guitarrista, Big Chico, um dos maiores expoentes da cena do Blues brasileiro, naquela atualidade dos anos 2010, do século XXI. 

Acostumados a acompanhar artistas desse espectro, graças ao desdobramento através da Magnólia Blues Band, banda paralela e pela qual estávamos a atuar desde janeiro de 2014, não houve nenhum empecilho para a banda e portanto, ao subir o palco, bastava dizer-nos o tom e o andamento de cada canção a ser tocada, para a banda sair a tocar e acompanhar a performance de Big Chico, sem problemas.

Nessa noite, estávamos reforçados pelo tecladista, Nelson Ferraresso, membro original dos Kurandeiros, mas nos últimos tempos, infelizmente a marcar a sua presença apenas de forma sazonal, devido aos seus impedimentos pessoais. 

Entretanto, com ele na banda, claro que o som encorpava e muito. Um mestre na escolha de timbres setentistas fidedignos, Nelson preenchia o som com o som do órgão Hammond em suas diversas matizes, ao ir do Draw bar adocicado ao estolo de Jimmy Smith, à distorção de Jon Lord, portanto a escolher com precisão os momentos certos para usar timbres díspares entre si. O mesmo raciocínio dava-se na escolha de timbres de pianos acústicos, elétricos e sintetizadores em geral, para fazer dele, um músico completo, que qualquer banda sonharia em contar para o seu time.

              O guitarrista, Marcião Pignatari, ao ser entrevistado

Um reforço de última hora, o guitarrista, Marcião Pignatari, também subiu ao palco. Muito versado na arte do Blues e do Rock'n' Roll, claro que a sua guitarra estilosa ajudou a encorpar mais o som, ainda mais por considerar-se que ele atuou com uma guitarra Fender Stratocaster, ao proporcionar um contraste colorido à Gibson que o Kim usou nesse dia. 

No meio da apresentação, os gaitistas Edu Dias e Michael Navarro entraram no palco e fizeram as suas intervenções sob improviso, para agregar, naturalmente. Ao tocar perto de minha presença, no lado esquerdo do palco, eu pude interagir com ambos em improvisações muito boas que fizemos juntos, gaitas e baixo. Em alguns momentos, apesar de tudo ter saído no improviso, pareceu que naipes estavam ensaiados, pois conseguimos estabelecer uma sincronia com frases, muito boas.

O show do Big Chico foi muito bom, mesmo por que, ele é um artista versátil e carismático, e o público apreciou muito a suas interpretações para clássicos dos blues, ao cantar, tocar gaita e agitar a plateia como um entertainer, além de tocar a sua guitarra, também. 

Missão cumprida, com público a aplaudir em pé e pedido para bis, aconteceu no dia 18 de outubro de 2014, no teatro do Ceu Jaguaré, bairro Jaguaré, na zona oeste de São Paulo. A lamentar-se, somente a baixa presença de público. Cabe conjecturar sobre o fato de ter sido um show gratuito em meio a um micro festival e cinco atrações boas da cena blues na mesma tarde/noite, teatro todo arrumado com som e iluminação com bom nível... qual a desculpa para o auditório não ter lotado em um sábado a tarde, longe do horário das novelas, futebol ou das baladas de rua?

Reclamamos que o poder público pouco faz pela educação & cultura... aí cria-se uma escola nos padrões de uma High School norte-americana, com estrutura maravilhosa a conter teatro, biblioteca, piscinas e quadras esportivas, tudo grátis para a criançada carente de um bairro simples. 

Produzem atrações culturais gratuitas, e não comparece ninguém?  Confesso que fiquei chateado e convencido de que a contrapartida do desinteresse era (é) enorme nesse processo de baixo estímulo à Educação & Cultura, mas enfim...

Acima, assista Big Chico + Os Kurandeiros + Convidados, a interpretar : "Everyday I Have the Blues" (Pinetope Sparks / Henry Townsend)

O link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=XxXWkG89Ty4 

Acima, assista Big Chico + Os Kurandeiros + Convidados, interpretando "Hootchie Cootchie Man" (Willie Dixon)

O link para assistir no You Tube :
https://www.youtube.com/watch?v=qNCtp6T3Wbw  

Ainda em 2014, um novo trabalho avulso surgiria-me, mas dentro do espectro dos Kurandeiros de Kim Kehl, novamente...

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário