quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Autobiografia na Música - Patrulha do Espaço - Capítulo 193 - Por Luiz Domingues

Estávamos extenuados e abalados psicologicamente pelo fato de termos suportado tantas adversidades nesses dias, e as palavras proferidas pelo "seu Wagner", soaram como um bálsamo naquele instante. Ninguém lhe respondeu, pelo menos verbalmente, pois a resposta veio com a atitude quase ensaiada de todos, com cada um a buscar se ajeitar individualmente nas poltronas do ônibus, em silêncio profundo. Porém, mais uma desgraça estava por vir.

Acordei por volta de seis e meia da manhã, com um forte estampido, semelhante a um tiro de rifle, e claro que saí de imediato da poltrona. Naquela fração de segundos, demorei um pouco para entender o que havia ocorrido, porém, a voz do "seu" Wagner esclareceu tudo, de forma prosaica, pausada e resignada: -"estourou um pneu"... 

Apesar de estarmos sob uma velocidade razoável, tal ocorrência assustou mais pelo som desferido, pois o "seu" Wagner assegurou-nos uma condução tranquila até o acostamento. Bem, estourar um pneu não é o pior problema o mundo para ninguém, teoricamente. Troca-se rapidamente e por prudência se procura o borracheiro mais próximo, para efetuar o reparo e recolocá-lo, e assim providenciar a volta do estepe para o bagageiro.

Entretanto, um pneu  de ônibus e/ou caminhão não é tão fácil de consertar ou repor na estrada, como ingenuamente achávamos nós que nunca fomos caminhoneiros. No primeiro posto onde paramos, não conseguimos êxito e no segundo, o borracheiro nos informou que o pneu em questão não suportaria um conserto e pior, o estepe estava nas mesmas condições. Sem um pneu melhor para nos vender, ficou aquele impasse insuportável para ser resolvido. O borracheiro sensibilizou-se com o nosso caso e ofereceu-se a nos levar de carro até a cidade de Taquaritinga-SP, cerca de oito kilômetros de onde estávamos e nos conduzir para uma concessionária, para comprarmos dois pneus novos ou seminovos. 

Voluntariei-me para tal missão e junto com "seu" Wagner, fomos juntos nessa missão, por volta de sete horas da manhã. O cansaço e a contrariedade por estarmos a passar por mais essa adversidade, foi gigantesco. Porém, alguém precisava tomar a providência e lá fui eu, novamente. De fato, nesses três dias, eu fui o bombeiro da maioria das ocorrências e não foram poucas, devo acrescentar, conforme o leitor já notou. 

Ao chegarmos na cidade de Taquaritinga, ainda tivemos que esperar a loja abrir, e o meu semblante a denunciar a completa insatisfação por estar ali nessas circunstâncias deve ter sido gritante, acredito.

Bem, fizemos a compra e retornamos ao posto da estrada. Passou mais um bom tempo para efetuar a troca, e finalmente voltamos para a estrada, com a viagem de retorno para São Paulo, a prosseguir. Claro que o clima ficou pesado no âmago da nossa banda. Foram muitas as adversidades e para piorar tudo, tivemos gastos monetários imprevistos, no entanto, seria melhor nos acostumarmos com essa dinâmica: ter um ônibus próprio, demandava gastos com manutenção, constantes. Chegamos em São Paulo fatigados e chateados, mas a vida teria que prosseguir. Desde o começo das atividades da banda, essa fora sem dúvida, a pior etapa da turnê, mas não havia sentido em se lamentar, pois teríamos novos compromissos em breve, e não seria oportuno abaixar a guarda.

Independente de tudo o que ocorrera nesses três dias, o "seu" Wagner estava aprovadíssimo como motorista & mecânico, e estávamos felizes por ele ter minimizado a situação, pois nas mãos do motorista anterior, teria sido muito pior, visto que não aquele rapaz não continha os mesmos atributos e a vivência de estrada do "seu" Wagner.

O próximo show seria em Osasco-SP, na Grande São Paulo, portanto sem o uso do ônibus, contudo, uma nova investida no interior de São Paulo, já estava marcada para a semana subsequente.

E assim, encerrou-se a "fase do azar", com os três shows em Ribeirão Preto, São Carlos e Mirassol, em 22, 23 e 24 de fevereiro de 2002, respectivamente. 

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário