sábado, 3 de outubro de 2015

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 40 - Por Luiz Domingues

 

Muito embora não tivéssemos feito nenhum contato prévio e premeditado, eu e Rodrigo tínhamos uma lembrança de um baterista jovem que possivelmente encaixar-se-ia como uma luva no trabalho. 

Ele tinha todos os atributos, pois era tecnicamente excelente, tinha grande apreço pelo Rock 1960 & 1970, e pelo que lembrávamos, detinha um extremo bom gosto no seu modo de trajar-se, ao torná-lo um artista munido de um visual retrô muito condizente, embora fosse cronologicamente bastante jovem. 

O seu nome era Ivan Scartezini. Eu e Rodrigo o conhecêramos por volta do ano 2000, quando o vimos a tocar com uma banda de Rock com características retrô, excelente, chamada: "Quarto Elétrico". Eles chegaram a abrir alguns shows da Patrulha do Espaço, e logo os seus componentes tornaram-se nossos amigos, a comparecer em diversos outros shows, mesmo quando não estavam envolvidos em fazer show de abertura. 

A minha lembrança pessoal era a melhor possível, pois logo na primeira vez que o vi a tocar com o Quarto Elétrico, fiquei impressionado com a sua técnica e pegada. Era um garoto jovem, mas a tocar com aquela desenvoltura dos mestres sessenta/setentistas, e para ir além, com um incrível gestual, que nem todo baterista técnico consegue conciliar. Aliás, com esse gestual, no atual panorama do Rock, só conheço atualmente ele, Ivan, e o Roby Pontes, que foi o último baterista do Golpe de Estado, que aliás é da mesmíssima escola, já que é um amigo fraternal do Ivan, há muitos anos. 

O Rodrigo por sua vez, conhecia-o ainda melhor, visto que quando nós saímos da formação da Patrulha do Espaço, em 2004, ele iniciou ensaios com Ivan e o meu ex-aluno, Thiago Fratuce, também baixista do "Quarto Elétrico", para visar gravar um disco solo. Portanto, estava até acostumado a tocar com ele, e o conhecia bem como pessoa. Com esses elementos todos, o Xando confiou em nossas indicações e resolvemos abordá-lo, assim que possível.

Sabíamos que naquele momento ele estava envolvido em dois trabalhos: tocava com uma banda cover capitaneada pelo editor da Revista Poeira Zine, o jornalista e baixista, Bento Araújo, e como músico de apoio da banda do compositor/cantor e guitarrista, Denny Caldeira, chamada: "Os Borbulhantes". 

Um ensaio dessa banda cover do jornalista, Bento Araújo, estava agendado para acontecer dali a alguns dias no Overdrive Estúdio, e daí, programamo-nos para fazer uma abordagem inicial, e sentir a receptividade dele, Ivan.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário